O MESTRE DE HARMONIA
- Maçonaria com Excelência
- 10 de out.
- 3 min de leitura
Por Mario Cristino Bandim Vasconcelos
O artigo abaixo é um trecho do livro GESTÃO MAÇÔNICA INSPIRADORA: BOAS PRÁTICAS PARA O SUCESSO DE UMA LOJA, a obra aborda a estrutura da Loja Maçônica, seus Cargos, Funções e Planejamento Estratégico.
O livro é essencial ao maçom que busca aperfeiçoar-se na Arte Real. Todo lucro do autor, com a venda do livro (versão digital), será destinado ao Grupo Espírita Casa da Prece. Para adquirir o livro, basta clicar no botão abaixo.
O MESTRE DE HARMONIA
Responsável pela escolha e execução adequada das peças musicais que acompanham o desenrolar da sessão. A música tem o importante papel de criar a atmosfera necessária para cada etapa de uma sessão positiva e a sensibilidade do Irmão que desempenha este cargo certamente influência no resultado dos trabalhos.
A JOIA DO CARGO

R.'.E.'.E.'.A.'.
Uma harpa

Rito Schroder
Uma harpa sobre um
triângulo
VISÃO ORDINÁRIA
É o Irmão responsável pela execução das peças musicais apropriadas às passagens ritualísticas.
VISÃO EXTRAORDINÁRIA
O Mestre de Harmonia deve estudar meticulosamente o Ritual e avaliar o acompanhamento musical ou mesmo efeitos sonoros a cada momento.
As boas práticas recomendam que o silêncio se estabeleça apenas em momentos em que ele seja realmente necessário.
Uma suave música ambiente (também chamada de música em surdina) torna o ambiente mais agradável até mesmo durante a leitura de Atas ou fala dos Irmãos.
Obviamente o M.'. H.'. deve ter a atenção e sensibilidade suficientes para regular adequadamente o volume das melodias de modo a não prejudicar as falas dos Irmãos.
Cada melodia transmite um determinado estado de espírito o qual deve harmonizar-se com a atmosfera exigida por cada trecho do Ritual. Exemplificando: o momento em que se verifica a adequada cobertura do Templo exige uma trilha musical de suspense e apreensão. Já o momento da abertura do Tapete Ritualístico (no Rito Schroder) pede uma melodia que “transporte” os Irmãos a um momento de comunhão fraternal e talvez até a uma viagem ao ambiente humanista do início do século XIX, mas isso é, obviamente, uma sugestão. Como dito, é a sensibilidade do Mestre de Harmonia somada ao perfil da sua Loja que irá ditar as escolhas das peças musicais.
Há um consenso de que as músicas devem ser preferencialmente instrumentais e não vinculadas a determinada religião (em face do caráter universalista e laico da Maçonaria), no entanto esta é uma decisão que cabe a cada Oficina, de acordo com o perfil da Loja e adequação aos ritos. Ao Rito Escocês Antigo e Aceito, por exemplo, por sua influência do templarismo, pode-se destinar modalidades musicais que remetam àquela Ordem Cavalheiresca.
Independente disso há melodias que, mesmo com origem religiosa, ganharam universalidade, ou seja, há que se aplicar o bom senso e a sensibilidade na decisão do sentimento que o Mestre de Harmonia quer imprimir no emocional dos Irmãos, harmônico com a atmosfera de cada passagem ritualística.
Mesmo durante a ornamentação da Loja, quando os Irmãos estão à vontade dentro do Templo, já observamos que uma música suave estabelece uma atmosfera mais tranquila e até mesmo acalma os Irmãos e vai introduzindo o clima necessário para o início dos trabalhos.
Encontramos facilmente na Internet algumas peças que são executadas em determinadas frequências, as quais, segundo alguns Irmãos, estimulam estados de espírito bastante específicos.
Mas esta seara deve ser explorada pelo Irmão responsável pela Harmonia de acordo com seus conhecimentos e seus próprios estudos e convicções.
ORGANIZAÇÃO E PREPARO
Uma excelente prática que sugerimos ao Irmão responsável por esta função é construir uma série de documentos customizados a cada grau e a cada tipo de sessão.
Isto demanda um estudo pormenorizado de cada passagem dos Rituais e adequação de cada peça ao seu momento.
Caso o Irmão disponha de acesso à Internet pode, rapidamente, criar vínculos (links) para cada música no Youtube (por exemplo), mas um cuidado é necessário neste caso. Se a assinatura do Youtube não for Premium, podem ocorrer interrupções totalmente indesejadas justamente em momentos delicados das passagens ritualísticas.
Opcionalmente as melodias já podem se encontrar baixadas em seus respectivos arquivos no computador do Mestre de Harmonia.
A figura abaixo, oferece um exemplo (apenas a título de sugestão) do que ilustrei acima.

Comentários