top of page

QUAL O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO MAÇÔNICO?

Esquadro, Compasso e a letra G


Por Vanderlei Coelho



Se você preferir, pode assistir ao vídeo sobre o assunto do artigo.



QUAL O SIGNIFICADO DO SÍMBOLO MAÇÔNICO?

Esquadro, Compasso e a letra G


Símbolo da Maçonaria

No artigo hoje, vamos discorrer sobre o símbolo da Maçonaria e seu significado. Como é sabido, a metodologia de ensino da Maçonaria se dá por meio de símbolos e alegorias. Se a Maçonaria fosse uma empresa, essa seria sua logomarca , um Esquadro, um Compasso e a letra G. Vamos chamar essa logomarca¹ de símbolo distintivo da Maçonaria.


Você já deve ter visto esse símbolo em alguns carros, nas fachadas de prédios maçônicos ou mesmo dentro de seus templos. Mas afinal qual o seu significado?


A moderna Maçonaria originou-se das guildas de pedreiros da Era Medieval. Em um determinado ponto da história, entre os séculos XVII e XVIII, homens que não trabalhavam com pedras se uniram aos antigos construtores de catedrais, esses homens ficaram conhecidos como “maçons aceitos”, uma forma de distinção dos maçons operativos.


A partir desse ponto, a Maçonaria deixou de ser uma sociedade eminentemente operativa e se transformou em uma organização filosófica, pois que já era fraternal e de auxílio mútuo.


Naquele tempo, grande parte da população não sabia ler, nem escrever. Uma forma encontrada pelos maçons aceitos para transmitir conhecimentos aos maçons operativos, foi a utilização de símbolos e alegorias.


Em essência, a Moderna Maçonaria é fundamentada em uma ciência especulativa, tendo como método o uso do simbolismo alegórico dos maçons operativos com o propósito de ensinamento moral².


Vale ressaltar que a palavra especulativa aqui empregada, não tem a ver com o sentido que é dado hoje, de especulação financeira ou imobiliária para obter grandes lucros. Especulativa tem o sentido de investigar, é a arte de pensar ou melhor filosofar. Os modernos maçons são livres pensadores e investigadores da verdade.


Assim, fica fácil entender que a Maçonaria é uma filosofia de vida, embasada na ciência especulativa, tendo como método o uso do simbolismo alegórico dos maçons operativos, disseminando conhecimento como meio de investigar a verdade e aperfeiçoamento humano, nutrindo entre seus membros a fraternidade, alicerçada pela moral.


E para que houvesse uma melhor familiarização dos maçons operativos – que em sua grande maioria, não sabiam ler nem escrever –, os maçons aceitos utilizaram as ferramentas dos pedreiros para transmitir conhecimento: Moral, intelectual e espiritual.

Essa tradição perdura até os dias atuais. Em grande parte das instruções maçônicas são empregadas o uso dessas ferramentas.


Símbolo distintivo da Maçonaria

O símbolo distintivo da Maçonaria é um dos mais conhecidos, composto pelo Esquadro, Compasso e a letra G.

O Esquadro

É um instrumento utilizado para medir superfícies e desenhar ângulos retos. Simboliza a retidão. Nos lembra que temos que ser retos, virtuosos, justos, íntegros e probos.


Representa a materialidade, ação do maçom sobre a matéria, ou melhor, sobre si mesmo, para corrigir suas falhas e contribuir com o seu aperfeiçoamento.


O Compasso

É um instrumento de metal que serve para tomar medidas e traçar circunferências. Enquanto o Esquadro representa a parte material, o Compasso é o símbolo do espírito, da justa medida, do pensamento, do raciocínio.


E a letra G, o que significa?

É possível encontrar entre os Maçons, significados diversos sobre a letra G no símbolo da Maçonaria: God, Grande Arquiteto do Universo, Geração, Gnose, dentre outros.


Como foi dito, a moderna Maçonaria originou-se das guildas de pedreiros da Era Medieval. É muito mais provável que a letra G signifique Geometria.


Geometria

Geometria é uma das sete ciências ou artes liberais: Gramática, Retórica, Lógica, Aritmética, Geometria, Música e Astronomia. Seria necessário um outro artigo só para tratar desse tema.


Vamos nos limitar a falar somente sobre Geometria. Geometria (do grego geo = terra + metria = medida, ou seja, "medir terra").


A Geometria é um ramo da matemática que estuda as questões relacionadas com as formas, tamanho e as propriedades dos espaços. Um matemático que trabalha no campo da geometria é denominado de geômetra.


Galileu Galilei

Uma frase que é atribuída a Galileu Galilei diz o seguinte:

"A matemática é o alfabeto no qual Deus escreveu o universo".

Talvez seja daí a relação da letra G com Deus, o Criador, ou o Grande Geômetra.


Em Hebreus capítulo 11, versículo 10, está escrito:

“pois esperava a cidade que tem fundamentos; cujo arquiteto e construtor é o próprio Deus” (Hb 11,9-11).


Deus é o Grande Arquiteto, e o Universo a maior de todas as suas obras arquitetônicas.


Coincidentemente, nas línguas anglo-saxãs, Deus começa com a letra G, God (inglês e holandês) ou Gott (alemão). Mas em francês, espanhol e português, Deus começa com a letra D, Dieu (francês), Dios (espanhol), Dio (italiano) e Deus (português). Por isso é muito mais provável que a letra G signifique Geometria.


Diferentemente do que hoje é ensinado nas escolas, no passado a Geometria era considerada uma ciência sagrada, fundamental na arquitetura e principalmente na construção das Catedrais. Durante muito tempo, Geometria era considerada sinônimo de Maçonaria ou ciência do maçom operativo.


Como foi dito, a metodologia de ensino da Maçonaria se dá por meio de símbolos e alegorias. Trouxemos a parte simbólica do esquadro e do compasso, associado à Geometria, que juntos constituem o símbolo distintivo da Maçonaria.


Origem lendária da geometria

Agora vou trazer uma lenda sobre a origem da geometria. Por favor, não quero dizer que a Maçonaria surgiu nessa época, é apenas uma alegoria introduzida numa lenda.


Em Gênesis capítulo 4, versículo 19 a 22, fala sobre Lameque, que teve quatro filhos, Jabal, Jubal, Tubalcaim e Naamá:

19 Lameque tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada; a outra, Zilá.

20 Ada deu à luz Jabal, que foi o pai daqueles que moram em tendas e criam rebanhos.

21 O nome do irmão dele era Jubal, que foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta.

22 Zilá também deu à luz um filho, chamado Tubalcaim, que fabricava todo tipo de ferramentas de bronze e de ferro. Tubalcaim teve uma irmã chamada Naamá.


Há relatos de dois Lameques na Bíblia, um da raiz de Caim e outro de Sete, o Lameque aqui é da raiz de Caim.


Árvore genealógica de Lameque

Lameque (descendente de Caim).


Naquele tempo, antes mesmo do dilúvio, já se acreditava que o mundo poderia acabar, ou pelo fogo ou pela água. Os filhos de Lameque juntaram todo conhecimento que se tinha à época, principalmente a Geometria, e colocaram em duas colunas, uma para resistir ao fogo e outra para resistir às águas.


Esses conhecimentos chegaram aos antigos egípcios por meio de Hermes Trismegisto e aos hebreus por meio de Abraão. Depois aos gregos por meio de Euclides, até as Escolas de Mistérios. Em seguida a uma linhagem sacerdotal dos antigos gregos, que ensinaram à Pitágoras e Platão, até chegar a nós.


Maçonaria e as antigas tradições

Em vários povos conhecidos da história, houve instituição de mistérios: seja no antigo Egito, na Índia, na Pérsia, Caldeia, Síria, Grécia, Roma, China, entre os druidas, os godos, os escitas, os escandinavos e povos indígenas da América.


Apesar da moderna Maçonaria ser relativamente nova, pouco mais de três séculos. Ela mantém até hoje, antigas tradições das mais remotas eras, utilizando conhecimentos de antigas civilizações, seja como lenda ou de forma alegórica e simbólica, principalmente sobre a construção do Templo de Salomão.


Não se sabe ao certo se a Maçonaria é herdeira direta, se ela é guardiã ou se apenas tomou emprestado esses conhecimentos. Fica aqui mais um mistério a ser desvendado sobre a Maçonaria.


Finalizando

No artigo de hoje, falamos sobre o símbolo distintivo da Maçonaria que é composto pelo Esquadro, Compasso e a letra G.


O Esquadro simbolizando a retidão, o Compasso a justa medida e a letra G, Geometria. Uma vez que a moderna Maçonaria se originou das guildas de pedreiros da Era Medieval e naquele tempo a Geometria era considerada uma Ciência Sagrada, fundamental na arquitetura e principalmente na construção das Catedrais. Durante muito tempo, Geometria era considerada sinônimo de Maçonaria ou ciência do maçom operativo.


Para você que leu o artigo até aqui, o meu muito obrigado. Caso ainda não seja membro do MAÇONARIA COM EXCELÊNCIA, por favor se inscreva, é só clicar no botão abaixo, não custa nada para você.



Aproveita para deixar seus comentários e compartilhe esse artigo, vai nos ajudar a levar conteúdo de qualidade ao máximo de pessoas possíveis. GRATIDÃO!


Notas de rodapé:

¹ Logomarca é uma representação gráfica de uma marca.

² Landmark 24


Fontes pesquisadas:

BIBLIAON. Gênesis 4:19-23. Disponível em: https://www.bibliaon.com/versiculo/genesis_4_19-23/


ESCOLA MATER ECCLESIAE. Esperava a cidade… cujo arquiteto é Deus” (Hb 11,10). Disponível em: http://www.materecclesiae.com.br/esperava-a-cidade-cujo-arquiteto-e-deus-hb-1110/#:~:text=Estas%20palavras%2C%20extra%C3%ADdas%20da%20ep%C3%ADstola,e%20modelar%20para%20todo%20crist%C3%A3o.


GLOMARON, Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia. Constituições de Anderson e Landmarks. Porto Velho: 2012.


HODAPP, Christopher. Maçonaria para leigos. Tradução de Kennyo Ismail. 2ª edição. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.


NO ESQUADRO. A letra “g” na maçonaria. Disponível em: https://www.noesquadro.com.br/simbologia/letra-g-na-maconaria/.



WIKIPEDIA. Lameque (descendente de Caim). Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lameque_(descendente_de_Caim)

Comentários


bottom of page