top of page

O SEGREDO DA MAÇONARIA

Por Izautonio da Silva Machado Junior


O SEGREDO DA MAÇONARIA 


Muitos homens almejam ingressar na Maçonaria em virtude da aura de mistério que envolve a instituição.

 

Alguns acreditam que, ao adentrar na Ordem, terão acesso a conhecimentos secretos que irão guiá-los no caminho da prosperidade e do sucesso financeiro. Isso é falso e verdadeiro ao mesmo tempo.

 

Falso porque não é disso que trata a Maçonaria, não havendo conhecimentos secretos com esse objetivo. Verdadeiro porque a prosperidade e o sucesso são consequências naturais na vida dos homens inteligentes e de coração bem formado.

 

Outros creem que passarão a ter acesso a alguma forma de poder paralelo, que norteia os rumos da sociedade, algo do tipo “Teoria da Conspiração” e “Nova Ordem Mundial”.

 

A Maçonaria trabalha em prol do aperfeiçoamento da sociedade, mas nem de longe pratica conspirações ou possui algum projeto de dominação do mundo.

 

Por outro lado, há aqueles que esperam encontrar na Maçonaria um clube de amigos, ou um grupo de auxílios mútuos, onde poderão se apoiar em casos de necessidade.

 

Se bem que a Maçonaria é uma Fraternidade, em que os membros constituem uma Família Universal, em nenhuma hipótese é um simples clube, e o mútuo apoio é delimitado por princípios éticos, baseados na Justiça, e jamais podem prejudicar terceiros.

 

Portanto, não é de se admirar que alguns membros se decepcionem ao tomar ciência dos verdadeiros princípios da Ordem, já que se deparam com uma realidade bem diferente da visão distorcida que alimentavam.

 

Mas há aqueles que desejam evoluir, e chegam aos nossos portais em busca de Luz. A esses, a Maçonaria preenche os anseios, pois lhe fornece em abundância aquilo que procuram.

 

Em essência, podemos afirmar que a Maçonaria é uma Escola Iniciática de Filosofia, onde o adepto é instruído por intermédio de ensinamentos filosóficos a promover o seu aperfeiçoamento interior, aprimorando suas virtudes intelectuais, morais e espirituais.

 

A par desta natureza, a Maçonaria pratica a filantropia e se constitui em uma Fraternidade de homens de bem, reunidos por nobres propósitos.

 

Também é objetivo da Ordem trabalhar para a edificação de uma sociedade mais justa e perfeita, tornando mais feliz a humanidade.

 

A Maçonaria possui um grande segredo, todavia ele é incomunicável, compreendido apenas pelo coração. Independente do tempo de Ordem, alguns nunca o desvendarão, e aqueles que descobriram esse sentimento, buscam viver como verdadeiros maçons, caminhando passo a passo rumo à perfeição.

 

Tais obreiros buscam desenvolver em si virtudes como a tolerância, a humildade, a bondade e o amor. Por outro lado, laboram em combater as paixões, subjugar as vaidades e dominar o ego.

 

O verdadeiro sentido de ser maçom é, portanto, o de trabalhar para alcançar a perfeição. A esse respeito, ensinou o Rabi da Galileia:

Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16).

(...)

Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai celeste é perfeito. (Mateus 5:48).


O SEGREDO DA MAÇONARIA
A imagem é a famosa gravura colorida à mão de William Blake, intitulada The Ancient of Days (O Ancião de Dias), publicada originalmente como frontispício de sua obra profética Europe a Prophecy (1794). 

A Maçonaria proclama uma Verdade: a existência do G.A.D.U. É à Glória Dele que nos reunimos em nossas Lojas, na intenção de que esta possa ser um pálido reflexo da Ordem e da Beleza que resplandece no Seu Trono.

 

Aos sermos iniciados na Augusta Ordem, saímos simbolicamente do mundo das Trevas, da ignorância e dos erros, e atravessamos o Umbral da Verdade, a fim de que nossos corações e inteligências possam ser iluminados pela Luz que vem do Alto.

 

A locução latina Sic Transit Gloria Mundi, adotada em alguns ritos para simbolizar a passagem das Trevas para a Luz, significa “Assim passa a glória do mundo”, cuja interpretação é: “as coisas mundanas são passageiras”.

 

Podemos dizer sem sombra de dúvidas que a maior obra maçônica é a construção do Templo Interior, em que o coração é o Sanctum Sanctorum onde habita o G.A.D.U. Neste Augusto Templo espiritual, os Ornamentos são as mais belas virtudes humanas.

 

Aqueles que compreendem isso, no dia da Grande Viagem ao Oriente Eterno, terão assento na Assembleia da Grande Loja Celestial, onde a Fé, a Esperança e a Caridade são as três Luzes que iluminam o Altar dos Juramentos.

 

Izautonio da Silva Machado Junior

ARLS Obreiros de Ferro nº 02

Grande Oriente de Rondônia (GOR/COMAB)

Comentários


bottom of page