ENSAIO SOBRE ÉTICA E MORAL NA MAÇONARIA
- 25 de nov.
- 1 min de leitura
Por Claudio Alvim Zanini Pinter
ENSAIO SOBRE ÉTICA E MORAL NA MAÇONARIA
O principal objetivo desse artigo é refletir a relevância da ética e da moral como princípios norteadores da Maçonaria contemporânea. Ao que tudo indica a ética e moral maçônica são princípios universais que devem ser seguidos em observância ao (Estatuto, Regimento Interno, Código de Ética Maçônico e Landmarks, quando cabíveis à Potência, ora vinculado) para que o maçom possa continuar recebendo os ensinamentos nas oficinas de trabalhos, denominadas de Loja.
A pergunta estratégica: Por que o maçom deve respeitar e obedecer aos princípios éticos e morais? Para responder esta pergunta, adotou-se a metodologia bibliográfica, contando com alguns autores consagrados na literatura desse tema.
A observância e prática da moral e ética maçônica devem ser diárias, sustentada pelos pilares (Sabedoria, Força e Beleza) e pelos instrumentos recebidos e trabalhados em cada grau simbólico, filosóficos ou superiores, tendo o maçom como exemplo a ser seguido e ao mesmo tempo o guardião desses valores dentro e fora do Templo Maçônico.
Cabe registrar que não se pretende esgotar esse tema em função de sua atemporalidade e relevância de sempre. Sugere-se que outros autores possam incluir outras referências, aplicar instrumentos de pesquisa, dentre outros para continuar aprimorando e enriquecendo o tema, permitindo ampla reflexão e debate.
Lei todo o artigo em formado de e-book, baixe GRATUITAMENTE.





Comentários